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Neste capítulo são apresentados os aspetos básicos dos programas em C, tais como a sua estrutura, a declaração de variáveis, os tipos de dados e os operadores.
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A estrutura genérica de um programa em C é a que se apresenta a seguir, podendo alguns dos elementos não existir:
Deverá existir sempre uma função main()
.
As funções têm a seguinte estrutura:
tipo nome_da_funcao(parâmetros) { variáveis locais instruções em C }
Assim, o programa:
void main(void)
{
printf("Eu gosto do C\n");
}
O código contém apenas uma função, obrigatória, main()
que não retorna nada (void
) e que não tem parâmetros (outra vez void
).
Como instrução da função temos apenas a chamada a printf()
, uma função da biblioteca standard que escreve no ecrã. Neste caso escreve uma cadeia de caracteres (string). A combinação \n
no fim da string indica uma mudança de linha (o caractere new line ou line feed).
Notar que no final de cada instrução existe sempre um terminador - ;
Se a chamada a printf()
fosse: printf(".\n.1\n..2\n...3\n");
apareceria no ecrã o seguinte:
.
.1
..2
...3
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O C tem pré-definidos os seguintes tipos de dados simples:
[Tipo de dados] | [Tamanho (bytes)] | [Limite inferior] | [Limite superior] |
---|---|---|---|
char |
1 | -128 | 127 |
unsigned char |
1 | 0 | 255 |
short int |
2 | -32768 | 32767 |
unsigned short int |
2 | 0 | 65535 |
int |
4 | -231 | +231 - 1 |
long int |
4 | -231 | +231 - 1 |
float |
4 | -3.2×10±38 | +3.2×10±38 |
double |
8 | -1.7×10±308 | +1.7×10±308 |
Geralmente nos sistemas UNIX os tipos int
e long int
são equivalentes (inteiros de 32 bits). No entanto noutros sistemas é possível que o tipo int
seja equivalente a um short int
(inteiro de 16 bits).
É necessário consultar a documentação do compilador para o sistema em questão.
O C não tem um tipo booleano pré-definido, no entanto, poderá usar-se um char
(ou melhor um unsigned char
) ou um int
para o efeito.
O prefixo unsigned
pode também ser usado com os tipos int
e long int
.
Para declarar variáveis em C, de um dado tipo, usa-se a seguinte regra:
tipo_das_variáveis lista_de_variáveis ;
Por exemplo:
int i, j, k;
float x, y, z;
char ch;
As variáveis globais, visíveis em todas as funções de um programa, declaram-se fora e antes de todas as funções (só são visíveis a partir do local da declaração).
Por exemplo:
short number, sum;
int bignumber, bigsum;
char letter;
void main(void)
{
}
É também possível inicializar as variáveis globais no momento da declaração. Usa-se para isso o operador de atribuição =
(equivalente ao :=
do Pascal).
Por exemplo:
float sum = 0.0;
int bigsum = 0;
char ch = 'A';
void main(void)
{
}
Poderíamos ter feito a mesma coisa de outra forma (mas mais ineficiente):
float sum;
int bigsum;
char ch;
void main(void)
{
sum = 0.0;
bigsum = 0;
ch = 'A';
}
O C também permite múltiplas atribuições (colocar o mesmo valor em várias variáveis ao mesmo tempo):
a = b = c = d = 3;
O C tem uma palavra-chave que permite a definição de novos tipos - typedef
. Esses novos tipos declaram-se utilizando a regra:
typedef tipo_já_definido novo_tipo;
Exemplo:
typedef float real;
typedef char letter;
real sum = 0.0; /* o mesmo que float */
letter ch = 'A'; /* o mesmo que char */
As funções da biblioteca standard printf()
e scanf()
permitem escrever no ecrã e ler do teclado, respetivamente, o valor de variáveis.
Estas funções têm como primeiro parâmetro uma string especificando o formato e a ordem das variáveis a escrever ou a ler. Seguem-se como parâmetros as próprias variáveis pela ordem especificada.
Na string de formatação indica-se o local e o tipo de um valor de variável através do caractere %
seguido de uma letra indicadora do tipo. Alguns dos tipos suportados são:
Exemplo:
printf("Os valores das três variáveis são: %c, %d, %f\n", ch, i, x);
Notas: As strings em C definem-se entre aspas ". . .", os caracteres simples aparecem entre plicas '.'; o texto normal da string de formatação aparece tal e qual no ecrã, os valores das variáveis aparecem nos locais indicados pelo caractere %; seguem-se as próprias variáveis que deverão aparecer pela mesma ordem e com os tipos indicados na string de formatação.
Um possível resultado da chamada anterior seria:
Os valores das três variáveis são: A, 41, 0.0
A função scanf()
lê valores do teclado para variáveis. A sua estrutura é semelhante a printf()
.
Por exemplo:
scanf("%c%d%f",
&ch, &i, &x);
Notas: Na lista de variáveis é necessário usar o operador &
antes de cada variável; veremos mais tarde porquê.
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O C suporta as quatro operações aritméticas standard nas suas expressões que são representadas pelos símbolos habituais (+
, -
, *
, /
). Além destas operações aritméticas são suportadas outras.
A atribuição é representada no C pelo operador =
. (No C a atribuição é considerada uma operação aritmética).
Exemplo:
i = 4; ch = 'y';
Outros operadores aritméticos são os operadores de incremento e decremento, representados respetivamente por ++
e --
.
Em geral geram código mais eficiente do que a soma ou subtracção de 1 unidade. Assim a atribuição x = x + 1;
pode ser substituída simplesmente por x++;
.
Os operadores ++
e --
podem ser pós fixos (colocam-se após a variável a incrementar ou decrementar) ou podem ser pré fixos (colocando-se antes da variável a incrementar ou decrementar.
Quando o operador é pós fixo a expressão x++
tem como valor o conteúdo de x
antes deste ser incrementado, enquanto que com o operador pré fixo a expressão ++x
representa já o valor de x depois de incrementado (em ambos os casos x
é incrementado, o que muda é o valor que a
combinação x++
ou ++x
representa como conjunto).
Vejamos o exemplo:
int x, y, w;
void main(void)
{
x = ((++z) - (w--)) % 100;
}
Este programa seria equivalente a:
int x, y, w;
void main(void)
{
z = z + 1;
x = (z - w) % 100;
w = w - 1;
}
Um outro operador aritmético do C é o operador módulo - %
.
Este operador é equivalente ao operador mod
do Pascal e tem como resultado o resto da divisão inteira. Só pode ser utilizado com valores inteiros. (Ver os exemplos anteriores).
O operador de divisão /, pode ser usado com inteiros e reais. Se ambos os operandos forem inteiros o resultado é a divisão inteira. Assim a atribuição x = 3 / 2;
coloca em x o valor 1
, mesmo que x seja float
ou double
.
Se quisermos colocar em x o resultado correto da divisão real (se x for float
ou double
) deveremos escrever x = 3.0 / 2;
ou x = 3 / 2.0;
ou melhor x = 3.0 / 2.0;
(sem conversões de um inteiro para real).
O C suporta também alguns modos expeditos de escrever atribuições. É comum termos de escrever nos programas expressões como i = i + 3;
ou x = x * (y + 2);
Expressões deste tipo podem ser abreviadas para qualquer coisa como variável op = expressão;
e que é equivalente a variável = variável op (expressão);
Assim podemos reescrever as duas expressões anteriores
como i += 3;
x *= y + 2;
Note-se que esta última expressão vale sempre x = x * (y + 2);
e
nunca x = x * y + 2;
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O operador de teste de igualdade no C é ==
.
Note-se que é muito fácil trocar o teste de igualdade pelo operador de atribuição (só um =
), o que conduz invariavelmente a erros difíceis de detetar.
A seguinte instrução condicional está sintaticamente correta: if (i = j)
...
No entanto o que faz é copiar o valor de j
para i
e tem como resultado o valor de j
, que é interpretado como TRUE se for diferente de 0 e FALSE no caso contrário.
O que se pretende comparar é i
com j
- resultado TRUE se fossem iguais...
O operador de teste de desigualdade é em C !=
. Os outros quatro operadores de comparação são iguais ao Pascal: <
, <=
, >
e >=
.
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Os operadores lógicos servem para combinar resultados de comparações e são geralmente utilizados nas instruções condicionais.
Os operadores lógicos do C são três:
!
&&
||
Existem também os operadores &
e |
, com outro significado. Não confundir.
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Todos os operadores do C têm um nível de precedência. Os operadores de nível mais elevado são avaliados antes dos operadores de nível mais baixo.
Por exemplo, a expressão a + b * c
é avaliada como a + (b * c)
porque o operador *
tem maior precedência do que o operador +
. Os
avaliado como (a - b) - c
e não pela ordem inversa.
Na tabela seguinte podem ver-se todos os operadores do C pela ordem decrescente do nível de prioridade, e também a sua associatividade.
Operadores | Associatividade |
---|---|
() [] -> . |
esquerda para a direita |
! - ++ -- * & (cast) sizeof |
direita para a esquerda |
* / % |
esquerda para a direita |
+ - |
esquerda para a direita |
<< >> |
esquerda para a direita |
< <= > >= |
esquerda para a direita |
== != |
esquerda para a direita |
& |
esquerda para a direita |
^ |
esquerda para a direita |
| |
esquerda para a direita |
&& |
esquerda para a direita |
|| |
esquerda para a direita |
?: |
direita para a esquerda |
= += -= *= /= %= &= ^= |= <<= >>= |
direita para a esquerda |
, |
esquerda para a direita |
Assim a expressão a < 41 && 7 * b < c
é avaliada como (a < 41) && ((7 * b) < c)
.
Da mesma forma a expressão a = b = fahr / celsius + limit
é avaliada como a = (b = ((fahr / celsius) + limit))
.
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100.0 graus Celsius equivalem a 212.0 graus Fahrenheit
A área de um círculo de raio ... vale ...
No caso do utilizador fornecer um valor negativo deverá escrever:Erro: O raio deve ser > 0.
7322 segundos são 2 horas 2 minutos e 2 segundos
Hora inicial: 1415 Duração: 50
Cuidado com casos como:Hora inicial: 2300 Duração: 200 Hora final: 100
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